top of page

Tratamento

Os profissionais indicados para o tratamento da gaguez são os terapeutas da fala. A sua formação consiste numa licenciatura de 4 anos, sendo que no Porto este curso está disponível na Universidade Fernando Pessoa e na ESTSP. Os terapeutas da fala recebem durante este período formação que lhes permite identificar e tratar várias patologias relacionadas com a fala, entre as quais a gaguez.

Os métodos para crianças e adultos são logicamente distintos, ainda que para cada um existam duas abordagens básicas dicotómicas. No que se refere às crianças, a dicotomia envolve o tratamento através da manipulação ambiental (tratamento indireto), ou um tratamento que visa trabalhar exclusivamente a fala da criança (tratamento direto). No caso dos adultos, a diferença reside numa alteração dos comportamentos, dos hábitos adquiridos aquando da fala, ou numa intervenção ao nível cognitivo, de aceitação, de stress e nos problemas que advenham da gaguez.

A organização mundial de saúde (OMS) defende uma abordagem multidimensional, tendo em conta todos os fatores e elementos da gaguez.


GAGUEZ
bottom of page